O vereador eleito no último 2 de outubro, Flávio Matos, denunciou nesta terça-feira (18) no Programa Bahia no Ar 2ª edição, que a Prefeitura de Camaçari suspendeu a distribuição de medicamento pelo Programa de Medicamentos Especiais (PDME).

https://soundcloud.com/bahia-no-ar-bahianoar-com/denuncia-vereador-flavio-matos

A denúncia foi reforçada nesta quarta-feira (19), por uma jornalista aposentada que denunciou o caso em sua página na rede social Facebook,

Segundo a denunciante, que teve o nome preservado pelo Portal Bahia no Ar, o medicamento para diabéticos, a Insulina Glargina (lantus) não será mais distribuída pela Prefeitura. “Na terça-feira (18), os pacientes tiveram essa notícia triste que condena a muitos pacientes a morte por não ter dinheiro para compra dessa insulina”, disse a denunciante.

A aposentada foi informada no posto em que sempre retirou o remédio, que o SUS teria recomendado que esse remédio teria de ser distribuído pelos governos estaduais. “Quero saber se o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), vai suportar atender a todos os pacientes dos 415 municípios baianos. isso é o que? Maldade – Morte lenta do povo necessitado. A quem recorrer  agora?”, desabafou.

Programa de Medicamentos Especiais

O Programa de Medicamentos Especiais (PDME) de Camaçari beneficia em média 1.100 pessoas por mês. Para ser atendido, o usuário deve residir no Município e fazer a solicitação através de formulário específico. O PDME atende o paciente cujo remédio para o tratamento não está disponível na rede básica de saúde e no programa de medicamentos do Estado. O serviço é realizado pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde). Através do programa são distribuídos medicamentos como colírio para glaucoma, insulinas, psicotrópicos, remédios para hipertensão e diabetes, dentre outros. O Núcleo do PDME fica na rua Tenente Fernando Tuy, no bairro Ponto Certo.

denuncia

0 0 votos
Article Rating