O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Câmara (PSDB), sugeriu nessa sexta-feira (26/4) ao governador Jaques Wagner (PT) a criação de uma Secretaria Estadual de Gestão Metropolitana, com o objetivo de gerir a Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com o tucano, a pasta ficará encarregada de viabilizar projetos, promover debates e realizar estudos técnicos que impactem diretamente nos 13 municípios que integram a RMS. “Os problemas de Salvador não começam e terminam em Salvador. O mesmo acontece com as outras cidades da região metropolitana. Precisamos que o governo do estado volte sua atenção para a região, que necessita de ações sistemáticas do poder público”.
Durante o I Workshop de Vereadores da RMS e Recôncavo, realizado nessa sexta-feira (26/4), em Mata de São João, o vereador lembrou que a proposta já foi implantada, com sucesso, em Belo Horizonte. O presidente da Câmara propôs ainda a criação do Colegiado Permanente de Diálogo e Ação Sustentável da Região Metropolitana. A proposta é que seja um colegiado suprapartidário e tenha como atores o Governo do Estado, as prefeituras da RMS e as suas respectivas Câmaras Municipais.
“A partir deste colegiado, poderemos discutir com mais clareza os problemas comuns que envolvem os municípios de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias d‘Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz, municípios que integram a Região Metropolitana de Salvador”, explicou Paulo Câmara.
O I Workshop de Vereadores da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo contou com a presença de vereadores de todo o estado. Na mesa, o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira; o presidente da Câmara de Mata de São João, Alexandre Rossi; a procuradora do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho; a procuradora do município de Mata de São João, Jane Meireles; e o presidente da Fundacem, César Montes.
O presidente da Câmara de Mata de São João agradeceu a presença do presidente Paulo Câmara e concordou com a importância de estabelecer uma maior interação com o Poder Legislativo soteropolitano. “A Câmara de Salvador, uma das primeiras de todo o país, é um local vivo e histórico. Discutir problemas comuns e fazer essa troca de experiências é fundamental para os municípios. Parabenizo Paulo Câmara", frisou Alexandre Rossi.
A “importância de priorizar a educação” na gestão de Mata de São João foi ressaltada pelo prefeito Marcelo Oliveira, que também destacou a necessidade do diálogo entre os municípios da RMS.*Fonte:Tribuna da Bahia