Um vídeo postado na internet, desde a última sexta-feira (6), tem criado polêmica e insinua uma suposta armação do sorteio, realizado no mesmo dia, para a escolha dos times que participarão da Copa do Mundo de 2014.
Com mais de 5,5 milhões de visualizações contabilizadas até esta terça-feira (10), as imagens chamam a atenção para a movimentação das mãos do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que abre as bolinhas na frente das câmeras, porém, antes de mostrar ao público o papel com o nome da seleção sorteada, o mesmo posiciona as mãos para detrás do balcão. Neste momento há a desconfiança da troca do papel por uma seleção estabelecida anteriormente.
Em outro trecho a bolinha sorteada por Cafu, na qual consta o nome do Brasil e que determinada a seleção como cabeça de chave do grupo A, é aberta na frente da câmera, assim como faz Fernanda Lima, com outras bolinhas. Já as manuseadas por Valcke são manipuladas atrás do balcão.
O vídeo atenta ainda para que os papéis retirados das bolinhas por Fernanda Lima se enrolam automaticamente, quando a apresentadora solta uma das pontas, diferente dos retirados por Vacke, que ficam abertos e que, segundo o internauta responsável pela postagem do vídeo, que contém legenda dos referidos momentos, em espanhol, indicia que o secretário-geral não estaria mostrando o verdadeiro papel retirado da bolinha sorteada.
A Fifa só se manifestou sobre o caso na segunda-feira (9). Por meio de um comunicado oficial, a entidade informou que as alegações são infundadas e que os procedimentos executados durante o sorteio foram analisados por auditores independentes e filmados por diversas câmeras.