Na sexta-feira (24), a Prefeitura de Salvador deu início a primeira fase da retomada econômica, com a reabertura gradual do comércio. A medida beneficiou, sobretudo, os shoppings.
Em um dos shoppings da capital baiana, por meio de um vídeo postado nas redes sociais, foi possível ver um grande número de pessoas aguardando na entrada principal do empreendimento. Na gravação, todos utilizam máscara de proteção e algumas instalações de toldos foram feitas, visando coordenar a entrada dos clientes e fornecer orientações. (veja o vídeo ao final da matéria)
Nesta primeira fase, além dos shoppings centers, centros comerciais e lojas de rua, acima de 200 metros quadrados, reabrem para o público soteropolitano. No entanto, eles só podem funcionar a partir do cumprimento de regras estabelecidas pelo decreto da prefeitura.
Sobre a reabertura
De acordo com dados da Secretária Municipal de Saúde (SMS), a capital baiana ficou cinco dias com a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto, exclusivos para pacientes graves infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), abaixo dos 75%; foi justamente esse percentual que permitiu o início da reabertura, conforme frisa a gestão muncipal.
Na quinta-feira (23), o índice de ocupação dos leitos de UTI Adulto chegou a registrar a taxa de 73%.
Casos em Salvador
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Salvador segue ocupando o ranking de cidade com mais infectados e mortes pela Covid-19.
Até o momento, já foram confirmados 51.121 casos da doença. Desse total, 1.630 pacientes foram a óbito; a taxa de letalidade é de 3,19%.
Veja abaixo o vídeo do primeiro dia de reabertura em um dos shoppings da capital baiana: