A 7ª Marcha das Mulheres, realizada na tarde da última sexta-feira (15/03), reuniu centenas de pessoas de Camaçari que fizeram questão de sair às ruas para comemorar as conquistas da classe feminina e refletir sobre os preconceitos e violências que ainda são sofridos pelas mulheres.
A caminhada que saiu da praça da Simpatia, em frente à Cidade do Saber, em direção à Praça Dos 46, foi animada pela banda Babado Novo e, ao final da marcha, a multidão pode aproveitar os shows das cantoras Laís Martins e Ana Sampaio.
Mais do que diversão, o ato levantou a bandeira "Trabalho sim! violência não” e teve a proposta de reivindicar igualdade de direitos e a busca por mais vagas de emprego para a classe feminina que, apesar dos avanços, ainda é vítima da desvalorização no mercado de trabalho.
De acordo com a secretária da Mulher, Solidade Caetano, a Marcha deste ano foi ainda mais emocionante pelo fato de estar à frente da Semu (Secretaria da Mulher). “Participar desta caminhada é mostrar ao mundo que estamos atentas às injustiças e, principalmente, lutando contra a opressão e a discriminação”, enfatizou.
A marcha foi prestigiada ainda pelo prefeito Ademar Delgado que fez questão de acompanhar o evento ao lado das mulheres. “Iniciativa como esta deve ser valorizada. Estou encantado com a grande participação das mulheres”, frisou o prefeito ao ressaltar que a banda Babado novo foi um sucesso.
Também presente no ato, a deputada estadual e presidente do PT de Camaçari, Luiza Maia, ressaltou que as mulheres não devem desistir de lutar pelo crescimento e que este é um momento para unir forças e buscar mais espaço e respeito na sociedade. Ela aproveitou também para lembrar as conquistas que Camaçari teve nos últimos anos com a criação da Secretaria da Mulher, a implantação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e do Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, que oferece acolhimento e orientações jurídicas e psicossocial às mulheres vítimas de violência.
A moradora do bairro Jardim Brasília, Isabel Rios, fez questão de acompanhar a marcha por reconhecer que se trata de "um momento democrático, em que as mulheres devem dizer não ao machismo”. Na oportunidade, ela parabenizou a Prefeitura pela promoção do ato e, principalmente, pelas conquistas.
Também animaram a marcha o grupo de samba de roda Espermacete, os grupos de capoeira Filhos de Maré e Estrela do Céu, além dos idosos do Conviver (Centro de Convivência dos Idosos de Camaçari).
Apesar de bastante representativa, a Marcha não encerra as atividades do Março Mulher que engloba ainda a realização de palestras sobre as diversas temáticas femininas e o projeto Semu mais perto de você, previsto para ser realizado no dia 22.
Estiveram presentes no evento a deputada federal, Alice Portugal, secretários municipais do Governo, Sergio Paiva, do Esporte e Lazer, Marco Antonio, de Relações Institucionais, Anderson dos Santos, da Saúde, Vital Sampaio, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Habitação, João Bosco Quirelli e da Cultura, Vital Vasconcelos, assim como, do presidente da Câmara , vereador Téo Ribeiro (PT) e dos vereadores Gilvan Souza (PT), Patrícia Oliveira (PT), Otaviano Maia (PT), Marcelino (PT) e Jackson Josué (PV).
Ainda estiveram presentes o diretor presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Alfredo Andrade, o Superintendente da STT (Superintendência de Transito e Transporte), Claudécio Taroba, e a delegada da Deam, Thaís Siqueira. Fonte Ascom