A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sofreu um ataque cibernético na última quarta-feira (8). Hackers invadiram um dos sites do órgão e substituíram a página pela bandeira da Argentina, deixando claro que o ato se tratava de uma represália pela suspensão do jogo contra o Brasil, no domingo (5).

“Não ficamos de quarenta para passear pelos seus servidores vamos ser expulsos tambem (sic)?”, os invasores escreveram justamente na página dedicada ao preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV). O documento é obrigatório para turistas que desejem visitar o Brasil por via aérea.

A mensagem parece se referir ao momento em que agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram no campo da Neo Química Arena, em São Paulo, para retirar jogadores que apresentaram declarações sanitárias falsas para entrar no país. Emiliano Martínez, Buendía, Cristian Romero e Giovani Lo Celso não cumpriram a quarentena contra a Covid-19 e, por isso, foram convidados a deixar o Brasil.

A Anvisa conta que a ação criminosa de ontem não afetou seus dados, apenas impedindo o acesso à página por cerca de uma hora e trinta minutos. “Assim que identificou o ataque, a área de segurança digital da Anvisa entrou em contato com os órgãos de segurança do Governo Federal para as ações cabíveis”, a agência destacou. O serviço já opera normalmente.

0 0 votos
Article Rating