Mais um lamentável episódio de racismo foi registrado contra o atacante Vinícius Júnior. O jogador do Real Madrid foi atacado com ofensas racistas feitas por torcedores do Valência, e ao buscar tirar satisfação foi agarrado por atletas do time da casa e expulso pela arbitragem.
Após a partida o presidente da LaLiga, Javier Tebas, criticou o atacante e afirmou que o jogador está sendo manipulado. “Visto que os que deveriam não te explicam o que é e o que pode fazer LaLiga nesses casos de racismo, tentamos explicar nós mesmos, mas você não apareceu em nenhuma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e insultar LaLiga, é preciso que você se informe bem, Vini Jr. Não se deixe manipular e certifique-se de compreender plenamente as competências de cada um e o trabalho que temos feito”.
Após o comentário o atacante se defendeu e lamentou o posicionamento daquele que deveria conter os ataques racistas. “Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas dos seus posts e tenha uma surpresa…”
O jogador recebeu a solidariedade de atletas e clubes brasileiros, manifestando total repúdio pela omissão da LaLiga.