Os foliões curtiram dias intensos de carnaval. A festa agora só se repete em 2025, mas deixou seus rastros para além da alegria. Uma delas, inclusive, é velha conhecida: a virose pós-folia e já esta sendo chamada de “Macetando”.

Ainda não se sabe oficialmente quantos casos foram registrados, mas os sintomas já estão sendo comuns em muitos pacientes das UPA’s: dor de cabeça, dores no corpo, febre, dor de garganta, coriza e diarreia.

Ações da Secretaria Municipal da Saúde

De acordo com nota, módulos operados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador prestaram assistência a 5.687 foliões durante os seis dias oficiais do Carnaval de Salvador 2024, entre 8 e 13 de fevereiro. Para este ano, a pasta preparou uma megaestrutura visando otimizar o acesso aos primeiros socorros durante a folia, diante da estimativa de mais pessoas nas ruas.

Isso refletiu também no aumento de 38% dos atendimentos gerais quando comparado com o ano passado. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta o empenho dos profissionais.

“Finalizamos essa operação Carnaval com a certeza de que a Saúde deu o seu melhor para cuidar dos foliões, gratidão a cada trabalhador que dedicou a capacidade técnica para garantir o cuidado integral dos pacientes. A cada ano estamos aperfeiçoando um novo modo de serviço público com foco na humanização, qualidade e capacidade técnica, além do total compromisso de servir de forma que façamos a diferença na vida das pessoas”, destacou.

A virose foi batizada com o nome da canção que venceu como melhor música do Carnaval 2024, Macetando de Ivete Sangalo.

Entre os principais sintomas da macetando, podemos destacar:

febre relativamente alta, que dura mais de três dias e está acompanhada de suor e calafrios;
dor de ouvido;
dor de garganta;
garganta irritada;
congestão nasal;
espirros;
tosse;
sono e mal-estar

Tratamento do resfriado comum

Antipiréticos e analgésicos podem aliviar a febre ou a dor de garganta. A obstrução nasal pode melhorar com descongestionantes nasais. Descongestionantes nasais tópicos são mais eficazes do que os orais, mas o uso de medicamentos tópicos por 3 a 5 dias pode causar congestão de rebote. Caso sintomas continuem, procure um médico.

5 1 voto
Article Rating