Será iniciada na próxima segunda-feira, 31, a vistoria anual obrigatória para renovação de alvará de circulação dos táxis de Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a ação segue até o dia 30 de novembro.

Cerca de 7,2 mil taxistas deverão comparecer ao pátio da Cotae, nos Barris, com a documentação exigida.
Na ocasião, serão prestados os serviços de renovação de crachá, segunda via da carteira de condutor e todos os serviços habituais. O previsto é que cerca de 120 permissionários sejam atendidos diariamente em todo o período.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Os veículos devem estar em conformidade com a padronização obrigatória, além de apresentar os requisitos de segurança (triângulo, chave de roda e estepe), higiene, conservação e condição de tráfego.

Os permissionários, no ato da vistoria, devem apresentar certificado da última aferição, cartão de identificação, selo GNV, pagamento da contribuição sindical, licenciamento atualizado e licença de veiculação do Engenho de Publicidade em Táxi. Além disso, devem levar documentos pessoais, como comprovante de residência, carteira de identidade e de habilitação.

Os veículos devem ter faixas paralelas horizontais, pintadas na carroceria, nas cores azul arara e vermelho ibérico, com 5,5 cm de largura e 1,0 cm de distância entre ambas. O número do alvará deve ser pintado nas laterais do veículo, entre as faixas, e na parte traseira, no canto superior direito, ambos com 8,0 cm de altura, também na cor azul arara.