Com a melhor campanha do Campeonato Baiano, o Vitória confirmou o favoritismo e voltou a erguer a taça da competição. Dessa vez o rubro-negro não deixou o titulo escapar, ao contrário das decisões de 2011 e 2012, e superou o Bahia sem dificuldades.

Após a goleada de 7 a 3 no primeiro confronto da final, o Vitória apenas segurou o empate em 1 a 1 com o Bahia para voltar a ser campeão após dois anos. O time da casa abriu o placar com Dinei aos 18 minutos do primeiro tempo. E com a vantagem, a torcida já gritava “olé” antes mesmo do intervalo.

Um lance de destaque do jogo foi quando um cão invadiu o gramado e fez a festa da torcida. O goleiro Omar bem que tentou segurar o animal, mas logo desistiu e um funcionário acabou retirando o cachorro.

Na volta para a segunda etapa, o rubro-negro administrou a vantagem e reduziu o ritmo do jogo. O Bahia, que precisava marcar seis gols para impedir a festa do rival, não mostrava reação. Mesmo após empatar o clássico com Fernandão, o Tricolor não levava muito perigo ao goleiro Wilson. Com o empate confirmado, a torcida do Leão voltou a soltar o grito de "é campeão".

A comemoração do 27º título baiano, que começou antes mesmo do fim do jogo, continuou em um trio elétrico fora do Estádio Manoel Barradas ao som da banda Araketu.