Mais 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), exclusivos para receber pacientes graves infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), foram abertos pelo Governo da Bahia na sexta-feira (11/12). Eles estão disponíveis no Hospital Geral de Vitória da Conquista, cidade que fica no sudoeste da Bahia, após significativo aumento de casos da doença.

Agora, segundo o Governo do Estado, a região conta com 156 leitos ativos, sendo 70 de Terapia Intensiva e 86 clínicos.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI da região, que na sexta-feira era de 93%, foi reduzida para 73%.

“Há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia, evitando a transferências de pacientes entre regiões”, afirmou Vilas-Boas.

Já a subsecretária da Saúde, Tereza Paim, ressaltou que as duas próximas semanas serão fundamentais para conter o avanço da Covid-19 no sudoeste da Bahia. Ela frisou a importância do “esforço adicional da população” para resultados positivos.

“Se faz necessário um esforço adicional da população, pois esta é uma doença que já matou mais de 8.500 baianos e precisamos conter o avanço do vírus com hábitos que aprendemos ao longo da pandemia, como usar máscara, manter o distanciamento social e lavar as mãos frequentemente”, disse Paim.

Até às 14h da sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já havia registrado o total de 12.596 pessoas que contraíram a Covid-19 em Vitória da Conquista, desde o começo da pandemia. Um desses pacientes é o prefeito Herzem Gusmão, que foi reeleito para o próximo mandato, a partir de janeiro de 2021.

Desses 12.596 casos acumulados, 11.596 das pessoas já se recuperaram, 209 foram a óbito e outras 791 ainda estão com o vírus ativo, permanecendo em tratamento: sendo 29 internadas e 762 em tratamento domiciliar.

0 0 votos
Article Rating