Yemanjá é celebrada na Costa de Camaçari

A comunidade de Arembepe rende homenagens à Rainha do Mar no próximo sábado (02/02), com a tradicional Festa de Yemanjá.

Foto: Agnaldo Silva

A comunidade de Arembepe rende homenagens à Rainha do Mar no próximo sábado (02/02), com a tradicional Festa de Yemanjá.

A preparação começou nesta sexta (01/02) com a entrega dos presentes no espaço Preguiçosa, localizado na Praia do Porto, ao fundo da Colônia de Pescadores Z-14. A ideia é deixar tudo pronto para a saída do cortejo, às 5h, que partirá do local em direção à igreja de São Francisco de Assis, e depois em direção ao mar. Após a devoção, as pessoas voltam ao local de concentração para encerrar o ato de fé.

Mas a celebração ao orixá começa bem antes, às 4h, com a concentração no espaço Preguiçosa e a tradicional alvorada. Às 4h30 acontece desfile de uma banda de sopro cantando a música “Acorda, Maria Bonita”. Das 9h às 12h, o projeto Samba na Praça, no largo próximo as peixarias, promete levar muita música e fazer a alegria de devotos, turistas e moradores, animados por vários sambistas da cidade. A expectativa é de reunir mais de mil pessoas no ato, e cerca de 20 embarcações na procissão marítima.

O dia 2 de fevereiro também será comemorado em outras duas localidades da Costa de Camaçari, em Jauá e Itacimirim. Nessas comunidades, também estão previstas alvorada e procissão marítima para a entrega dos presentes à Rainha do Mar. Em Itacimirim, terá ainda samba de roda durante todo o dia.

4 Comentário

  1. “rainha do mar”!!!
    Só existe um rei, mas o interessante é que Ele não tem rainha!
    O unico que foi preso nas profundezas do oceano foi o diabo, que foi acorrentado e preso nas profundezas do oceano.
    O mar criado por Deus para os homens e não para que alguma criatura fosse adorado. Cuidado, vc está adorando a um demônio sem ter conhecimento da verdade. O único digno de ser adorado é o filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo!

    • Meu amigo cada um com sua crença, Deus a cima de todos nós. Julgar, o próximo por sua orientação religiosa, isso sim, é abominável. O maior ensinamento de Cristo é a união e não a separação das pessoas. Religião hoje parece mais um rótulo de vaidades e egos. Alguns usam o nome de Deus em vão para espressar seus preconceitos irraizados na alma. Existe um abismo enorme entre se declarar de uma religião e de fato ser religioso. Jesus Cristo viveu aqui de forma religiosa. Isso requer muita dedicação ao próximo, saber ouvir primeiro ao invés de apontar o dedo, aproximar uns aos outros ao invés de afastar, se dedicar a caridade e não se deixar crescer pela vaidade, buscar compreender que todos temos o livre-arbítrio para escolher o que achamos melhor.

    • Hoje em dia as pessoas colocam em prática os verbos no tempo presente o que estaria para acontecer, logicamente, no futuro e isso não irá causar nem um impacto . Só fica a compreensão de quem está lendo esta nota. Vemos a no texto acima a frase: “A COMUNIDADE DE CAMAÇARI RENDE HOMENAGENS À RAINHA DO MAR NO PRÓXIMO SABADO…” Ora, não seria mais sensato colocar na forma verbal “RENDERÁ…”, o que estaria correto e além de tudo, soaria melhor nos ouvidos dos leitores.

  2. Idolatria satânica pura devemos sempre é exaltar o Senhor e Salvador Jesus não fazer coisas que não existe na bíblia e ainda desfazendo do unico que é digno de adoração e exaltação!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*