O Zika Vírus pode ser transmitido também através de relações sexuais, e não só pela picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus. A conclusão foi divulgada pelo médico infectologista e professor de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kleber Luz. Ainda de acordo com ele, existem ainda, outras formas de transmissão, sendo elas, a de mãe para filho -por meio da gestação – e transfusão de sangue.

zika_mosquito
Pesquisas comprovaram que picada não é a única forma de transmissão

Os resultados das pesquisas de Luz foram apresentadas por ele, durante encontro com 250 médicos baianos, no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvadorna última quarta-feira (8). De acordo com informações do Correio, o infectologista Fábio Amorim, que atua no Hospital Couto Maia, estudos comprovam que o Zika tem se mostrado altamente virulento, sendo necessária uma pequena quantidade para desenvolvimento do vírus nas pessoas.

Em Salvador, já foi confirmada a existência do mosquito albopictus, específico na transmissão do Zika. A identificação foi feita por pesquisadores no Vale do Canela. A hipóteses é que que o inseto tenha chegado à cidade em contêineres de navios.