Em celebração à cultura afro-brasileira, com a união de elementos, como dança, arte marcial, música, sobretudo muito gingado, acontece até domingo (4) a 15ª edição do Camaçari Open de Capoeira, realizado no Centro de Treinamento (CT) da Associação de Capoeira Engenho (ACE), localizada na Rua do Colégio, em Vila de Abrantes.
O início do evento ocorreu na noite de quinta-feira (1º), momento da tradicional roda de abertura, entrega das camisas e aulões. Nesta sexta-feira (2), aconteceu a coletiva de imprensa e cerimônia de formatura dos atletas. A iniciativa conta com o apoio das secretarias de Governo (Segov), e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).
Com a participação de 1.500 capoeiristas de diversas comunidades locais, o evento também acolhe convidados de diversos países, a exemplo de Alemanha e Espanha, e de estados, como Fortaleza, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Para Mestre Grandão, idealizador do projeto, é uma satisfação poder realizar mais uma edição do evento.
“Ao longo dos anos, o Camaçari Open de Capoeira tem se consolidado como um dos maiores eventos de capoeira da região, promovendo a integração entre capoeiristas de diversas gerações e origens. O evento, que representa a nossa cidade, vem crescendo e se consolidando, em tamanho e relevância, desde o início, atraindo praticantes e mestres renomados do Brasil e do exterior”, avaliou.
De acordo com Mestre Grandão, na cerimônia de formatura, três novos mestres de capoeira serão formados e receberão o canudo. São eles: Girassol e Baianin, ambos de Vila de Abrantes; e Patuá, que vive em Palma de Mallorca, na Espanha. Além deles, quatro professores também se formarão, que são: Bichão, Miau e Fofa, e o aluno Ed Charlie. Esse ano, o patrono da formatura é Mestre Odilon Góes, e o paraninfo é Mestre Tonho Matéria.
Conhecido no mundo da capoeira como contramestre Patuá, Luiz Augusto Conceição dos Anjos expressa o sentimento em poder participar do Camaçari Open de Capoeira e se formar mestre.
“Para mim, é de suma importância estar aqui. Vivendo na Espanha, tenho representado a capoeira pelo mundo afora. Eu me sinto realizado em participar desse evento, ainda mais por ser minha formatura. Agradeço a Deus, aos meus pais, e aos mestres Baiano e Grandão por essa oportunidade”, compartilhou.
No sábado (3), às 9h30, acontece o festival infantil, aulas, rodas e brincadeiras. No mesmo dia, às 18h, será o momento do workshop com convidados, aulão e roda de capoeira na Praça da Matriz de Vila de Abrantes.
No último dia do evento, domingo (4), às 9h, acontecerá formatura, troca de graduação e apresentações culturais no Colégio Estadual de Vila de Abrantes, localizado na Avenida Tiradentes.
Com o cumprimento “salve salve”, o Mestre Sabará demonstrou animação em participar de mais um Camaçari Open de Capoeira. Ele disse que a 15ª edição está sendo um sucesso total. “Muita energia, e tenho certeza absoluta que vai ser mais um grande evento na nossa cidade”, expressou.
A capoeira é um símbolo de resistência e identidade cultural. Praticada em todo o mundo é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).