O Brasil pode ter sido palco da primeira morte por Varíola dos Macacos já registrada no mundo. O caso suspeito é investigado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais.
O paciente faleceu em Uberlândia, mas trabalhava em Araguari, no Triângulo Mineiro. Não se tem mais informações acerca da vítima.
De acordo com informações do Yahoo, a morte ocorreu no último sábado (11), tratando-se também do primeiro caso suspeito da doença em Minas Gerais. Os contatos diretos do paciente estão sendo monitorados, mas não manifestam sintomas.
Fica a cargo da Fundação Ezequiel Dias analisar as amostras coletadas para confirmar se a morte realmente ocorreu em decorrência da chamada Varíola do Macaco.
“Todos os dados clínicos também serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde para classificação e encerramento do caso. A SES-MG, a SRS Uberlândia e as secretarias municipais de Saúde de Araguari e Uberlândia estão investigando o caso e monitorando os contatos próximos”, disseram em nota.