Trabalhadores da Ford aproveitaram a presença do Governador Rui Costa para lançamento de Programa Educacional da montatora, em Camaçari, para cobrar providencias da empresa que, segundo a categoria, informou na madrugada desta terça- feira, 20, sobre a demissão em massa de cerca de 2 mil funcionários.
A categoria se reuniu com faixas e um mini trio, em Frente à Cidade do Saber, para protestar sobre a decisão.
“Isso é uma traição com a categoria. As férias coletivas foram dadas com a promessa de que não ocorreriam demissões. As demissões diminuem a motivação daqueles trabalhadores que continuam em seus postos de trabalho”, desabafou Claudio Conceição, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.
Recentemente a montadora, que no mês de setembro entrou em período de férias coletivas que durou cerca de 20 dias, voltou a paralisar um dos setores de produção dando folga de oito dias a 380 trabalhadores.
Para a Deputada Luiza Maia, PT, que acompanhou de perto a manifestação, a situação é um desrespeito com a categoria. “Quero deixar aqui o meu repúdio, essa empresa se instalou em Camaçari, teve todo tipo de isenção e, agora, em um momento de crise, eles jogaram a responsabilidade nas costas do Trabalhador”,exclamou mostrando indginação.
De acordo com o Governador Rui Costa, que se reunião com representantes da empresa antes do evento, a justificativa da Ford é que, diante da situação econômica do país, a montadora precisará integralizar os serviços terceirizados, o que gerou as demissões.
O Governador prometeu se reunir com uma comissão dos trabalhadores na tentativa de uma possível mediação com a empresa.
Veja também:
Ford Lança Programa educacional em Camaçari e funcionários protestam
Evento da Ford com o governador Rui Costa pode ser cancelado
Ford anuncia demissão em massa de quase 2 mil funcionários em Camaçari
Evento da Ford com o governador Rui Costa pode ser cancelado