Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) foram proclamados eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente da República, respectivamente, pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão desta terça-feira (6).
O relatório final de totalização de votos do segundo turno das Eleições Gerais 2022 foi aprovado por unanimidade. Presidente do TSE, Alexandre de Moraes informou que foram apurados 124.252.796 votos do dia 30 de outubro, entre os eleitores em território nacional e no exterior.
Na ocasião, a chapa liderada por Lula recebeu 60.345.999 votos (50,9%) do total de votos válidos, contra 58.206.354 (49,1%) de Jair Messias Bolsonaro (PL). “É importante citar neste momento a inexistência de processo em que se questiona a inelegibilidade para presidente e vice-presidente da República nestas eleições, não havendo qualquer óbice à proclamação do resultado definitivo”, o ministro Moraes destacou.
O dia 12 de dezembro também foi designado oficialmente para a realização da cerimônia de diplomação dos políticos eleitos, conforme acordado entre a Presidência do Tribunal e a equipe do governo de transição.