Desenvolvimento sustentável, redução da contaminação da água, fonte de renda para muitas famílias em condições de vulnerabilidade. A reciclagem é uma atividade que promove inúmeros benefícios coletivos. E agora, reciclar ficou muito mais fácil para os moradores do Bairro de Guarajuba e de todo Distrito de Monte Gordo com a instalação da Casa Soma. O contêiner instalado na Avenida Humaitá, na praça principal do bairro, entrou em operação nesta terça-feira (20/12).
A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), com apoio da Associação de Condomínios de Guarajuba (Ascon). O Soma Vantagens é o 1° programa de incentivos de atitudes socioambientais, usando tecnologia e ciência comportamental para promover a Economia Circular na prática, tendo como principais patrocinadores: Ocean Conservancy, Braskem, Heineken, SIG, Engepak e Wilson Son.
Pode participar da iniciativa qualquer pessoa física maior de 18 anos e com CPF ativo, assim como pessoas jurídicas com CNPJ ativo. O cadastro é realizado através do aplicativo SOMA VANTAGENS disponível nas lojas do Android ou IOS ou ainda, diretamente em uma casa soma.
As Casas Soma recebem plástico duro e plástico mole, PET, vidro (inteiro ou quebrado), caixa longa vida, lata de alumínio; eletrodomésticos; aparelhos eletrônicos; óleo de cozinha e sucata metálica.
A população pode fazer a entrega dos resíduos no contêiner amarelo (casa soma) e ganhar pontos por material entregue. Os materiais são pesados, transformados em pontos e acumulados no programa. Em seguida, os pontos podem ser trocados por recompensas.
O apoio da Ascon ao programa faz parte do compromisso da associação em buscar soluções para os desafios ligados ao desenvolvimento sustentável e proteção ambiental. A Associação também é parceira da gestão municipal na implementação e manutenção do selo ecológico Bandeira Azul, além de promover iniciativas de plantio de espécies nativas, limpeza das lagoas e recomposição de restinga ao longo das praias.