A Câmara Municipal de Camaçari manifestou repúdio às declarações xenofóbicas e discriminatórias feitas pelo vereador Sandro Fantinel (Patriota-RS), no dia 28 de fevereiro. Em ato realizado nesta quarta-feira (1º), com cartazes pedindo respeito, os vereadores camaçarienses ressaltaram que as declarações do parlamentar gaúcho não condizem com o perfil da população baiana.
Segundo o Poder Legislativo de Camaçari, ao comentar o resgate de trabalhadores baianos de vinícolas em Bento Gonçalves, Fantinel ofendeu os baianos e fez apologia ao trabalho análogo à escravidão, com um discurso de ódio que estão em desacordo com os pilares fundamentais de uma sociedade justa e democrática.
Por meio de nota de repúdio, os vereadores se solidarizaram com as vítimas e cobraram que o parlamentar seja responsabilizado pelo discurso.
“O discurso raivoso e criminoso do parlamentar está em total desacordo com o compromisso que o agente público tem ao assumir um mandato e, para além disso, representa um pensamento desumano por compactuar com uma situação análogo à escravidão vivida por baianos em vinícolas gaúchas. A Câmara de Camaçari não aceita e manifesta aqui firmemente seu amplo repúdio às declarações, solicitando que o mesmo seja responsabilizado pelas ilegalidades cometidas”, declarou o presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União).