A equipe PaceFree, formada por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Camaçari foi uma das 20 selecionadas em todo o País para participar da edição 2023 do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead” (P4G).
O P4G é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA em parceria com o Instituto Gloria e apoio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem como objetivo o empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, responsabilidade social, criatividade e liderança. O tema deste ano é “Acessibilidade e Inclusão Social”.
A equipe selecionada, PaceFree, é formada pelas estudantes Gracielle Maria Santos Dias, Isabelle de Jesus Santos Ribeiro, Lorena Oliveira de Souza e Maria Eduarda Oliveira de Amaral, do 3º ano do Curso Técnico de Eletrotécnica, orientadas pela professora de português Lanuza Lima Santos.
O Programa está em sua terceira edição e é voltado para alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país que buscam de forma criativa solucionar um problema/questão na área de acessibilidade e inclusão.
O projeto das meninas propõe a criação do app “PaceFree” que será conectado, por meio da internet das coisas, aos semáforos para alertar a proximidade do usuário e o seu estado (verde, amarelo ou vermelho), com sons e descrições, facilitando o trânsito de pessoas cegas. O app também permitirá ativação automática da reprogramação das botoeiras de pedestres.
Que interessante! É uma iniciativa muito boa para dar oportunidades à jovens meninas através principalmente da responsabilidade social e inclusão desenvolvendo jovens para o mercado de trabalho e a sociedade.