Com o objetivo de zerar o número de acidentes e mortes e prevenir infrações de trânsito em vias de grande movimento, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, começou a implantar nesta segunda-feira, 1º de maio, um sistema de videomonitoramento.
A medida marca o início das ações direcionadas ao movimento Maio Amarelo, que visa sensibilizar a sociedade quanto aos temas direcionados à segurança no trânsito.
As infrações, por descumprimento de qualquer uma das normas gerais de circulação e conduta, de acordo com a legislação de trânsito vigente, que tenham sido detectadas on-line, poderão ser registradas por câmeras, tais como: avanço de sinal vermelho, ultrapassagem em local proibido, forçar passagem entre veículos, paradas e estacionamento em local proibido, além de desrespeito aos limites de velocidade das vias.
No entanto, apenas a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito poderá registrar as multas por videomonitoramento, através de sistemas que ficarão localizados no Centro de Operações de Camaçari (COCAM).
As 10 vias para a implantação do serviço são as representam mais de 50% dos sinistros de trânsito com vítimas fatais na cidade. As avenidas e ruas escolhidas contarão com placas e Painéis de Mensagem Variáveis (PMVs) para alertar os condutores sobre a presença das câmeras e para reforçar a sinalização.
Apenas as vias com devida sinalização para esse fim poderão ter a fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento. A iniciativa está em conformidade com as premissas do Sistema Seguro e do Visão Zero, que buscam garantir a segurança dos usuários das vias públicas.
Confira as vias escolhidas para a monitoração:
Av. Jorge Amado
Av. 28 de Setembro
Av. Industrial Urbana
Av. Doutor Manoel Mercês
Av. Deputado Luís Eduardo Magalhães
Rua do Contorno do Centro Administrativo
Av. Concêntrica
Av. Luiz Gonzaga
Av. Rio Camaçari
Av. Eixo Urbano Central