Na manhã desta segunda-feira (19), um ex-aluno, de 21 anos, matou uma estudante e deixou outro ferido após disparar tiros dentro da escola. O caso aconteceu no Colégio Estadual Helena Kolody, no município de Cambé, Paraná.
Segundo informações da Policia Militar, o suspeito foi até a instituição alegando que desejava solicitar um histórico escolar, quando realizou mais de 10 disparos contra os alunos.
Uma menina, de 16 anos, foi baleada e morreu no local, outro aluno, de mesma idade, recebeu um tiro na cabeça e foi socorrido em estado grave. De acordo com uma professora do instituto, eles eram namorados.
A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se dirigiram ao local. O suspeito foi contido por um professor e após a chegada dos agentes foi preso e encaminhado para Londrina.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, expressou sua tristeza e indignação em relação ao ataque a tiros
Por meio das redes sociais, o presidente Lula expressou sua indignação a respeito do ataque. “Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade”, disse ele.
Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um…
— Lula (@LulaOficial) June 19, 2023
O governador do Paraná, Ratinho Jur, decretou luto oficial de três dias e falou sobre a dor do crime brutal.
A violência do brutal ataque em uma escola estadual em Cambé causa indignação e pesar. O assassino foi preso, será julgado e condenado pelo crime bárbaro que cometeu. Como governador e pai a minha solidariedade aos familiares nesse momento de dor tão profunda. Paraná está em luto
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) June 19, 2023
Na sequência o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou em sua rede social ter conversado com o governador, afirmando colocar o governo federal a disposição para o auxílio com a tragédia.
Conversei com o governador Ratinho, do Paraná, manifestando solidariedade e colocando o governo federal à disposição para auxiliar o governo do Estado, em face da tragédia em uma escola estadual.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) June 19, 2023