Nesta terça-feira (4), um evento realizado, no Farol da Barra, em Salvador, marcou o anúncio da instalação da BYD – “Build Your Dreams” (Construa seus Sonhos), em Camaçari.
O prefeito Elinaldo Araújo (União) e vereadores do município estiveram presentes na solenidade para comemorar os investimentos e a geração de empregos e renda que a empresa trará para a região.
A BYD, que é a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, escolheu Camaçari para instalar seu complexo industrial. Com um investimento estimado em cerca de R$ 3 bilhões ao longo de cinco anos, a empresa pretende implantar três fábricas e gerar aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos.
A fábrica ocupará as antigas instalações da Ford no Polo Industrial de Camaçari e produzirá não apenas veículos de passeio, mas também chassis de ônibus, caminhões elétricos e baterias. A capacidade produtiva inicial será de 30 mil veículos por ano, podendo chegar a 150 mil unidades. A previsão é que as unidades comecem a ser implantadas ainda este ano e sejam concluídas no segundo semestre de 2024.
De acordo com a BYD, ainda serão promovidos treinamento e capacitação de mão de obra especializada, prioritariamente local, que será aproveitada no processo fabril.
Durante o evento, o prefeito Elinaldo expressou sua felicidade e destacou a união entre os governos estadual e municipal na busca por investimentos para a região. Ele ressaltou a importância da chegada da BYD, que atende às expectativas da população em relação à união dos políticos em prol do bem-estar de todos.
“Eu acho que na política tem momentos que estamos separados para apresentar as ideias, mas aqui os governos do Estado e de Camaçari estão unidos, buscando atrair investimentos para nossa região. A BYD está indo para Camaçari é isso que o povo espera dos políticos, a união, a unificação pelo bem-estar de todos. Que seja bem-vinda, gere emprego e renda para o município e também ajude na nossa arrecadação”, comentou.
A CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da BYD, Stella Li, também marcou presença e compartilhou a emoção do momento. Ela destacou o orgulho de ser o primeiro fabricante de carros elétricos do Brasil e enfatizou a intenção da empresa em trazer inovação e alta tecnologia para o país. Stella Li ressaltou que a implantação da fábrica é um marco histórico, que trará empregos para homens, mulheres e futuras gerações, e que representa uma oportunidade de construir, juntos, o sonho de um carro elétrico avançado na Bahia.
“É um momento histórico, porque traremos empregos para homens e mulheres e próximas gerações. É uma oportunidade de construirmos, juntos, o nosso sonho. Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia”, disse.
A notícia do anúncio da BYD em Camaçari foi recebida com entusiasmo pelos vereadores presentes. O presidente da Câmara Municipal, Flávio Matos (União), destacou a importância do investimento para o município, esperando que a empresa valorize a mão de obra local.
“Ao priorizar essa mão de obra local, a empresa estará de fato contribuindo para a geração de renda e para garantir melhorias para a economia da cidade”, disse ele.
O vereador Tagner (PT) também comemorou o anúncio, ressaltando que a instalação da fábrica trará oportunidades de trabalho em diversas áreas.
“A instalação de uma fábrica é o pontapé para o surgimento de oportunidades de trabalho em diversas áreas, como restaurantes, refeitórios, vigilantes, serviços gerais, limpeza e tantos outros. Temos que comemorar esse anúncio”, afirmou.
Além dos representantes municipais, como o vice-prefeito José Tude e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, diversas autoridades do Executivo e Legislativo estadual incluindo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente da BYD Brasil, Tyler Li.
As bandas Afrocidade, Banda Didá, Ilê Aiyê e Olodum, fizeram apre4sentações musicais e modelos de veículos da BYD estavam em exposição.
O acordo para instalação foi “costurado” em 2022. Finalizando em 2023. Dêem o histórico completo. Politicagem.
O prefeito Elinaldo está pongando no governo do Estado como pongou na onda bolsonarista pra ganhar as eleições há 7 anos. Os servidores municipais estão sem reajuste salarial nesses anos e este veículo ao invés de destacar uma foto com quem buscou trazer a fábrica para o município, deixa a entender que o prefeito é personagem dessa história, mas não é!