Com ingressos esgotados, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresentou o concerto Pedro e o Lobo, obra do compositor russo Serguei Prokofiev (1891-1953), neste sábado (15), no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari.
O prefeito em exercício, José Tude, prestigiou o momento, que faz parte do Osbacuri, projeto de imersão musical infantil da Osba, contando com regência do maestro Eduardo Salazar, e narração do ator, poeta e locutor, Daniel Farias.
“A Osba é uma relíquia e traz cultura à nossa comunidade, à nossa população, e hoje receber a orquestra aqui, em Camaçari, é uma honra muito grande. Ela tem um bom repertório, e é muita alegria ver as pessoas trazendo suas famílias, e crianças assistindo o espetáculo”, disse.
Se apresentando pela primeira vez em Camaçari, o maestro Salazar disse ter se encantado com o teatro e com a plateia. “O espaço é maravilhoso, com um potencial incrível, e ficamos muito felizes de poder compartilhar esta experiência hoje com todas as pessoas de Camaçari. E esperamos que no futuro consigamos fazer mais atividades aqui”, afirmou.
Para Agnes Paixão, que junto com o marido e os filhos, compareceram ao espetáculo, essa foi uma forma de estimular a imaginação dos filhos. “Eu acho muito importante, porque a orquestra traz essa cultura de musicalização, amplia a imaginação, é uma coisa que é lúdica e é uma coisa diferente pra gente. Meus filhos estão vindo pela primeira vez, e vão conhecer vários instrumentos”.
Quem também não perdeu a oportunidade foi Ju Ramalho, que junto com a sua irmã Josi, levaram os filhos à Cidade do Saber. “É muito bom voltar para o teatro e assistir a apresentação da Osba, chega arrepia. É impressionante”.
Pedro e o Lobo é uma história infantil contada por meio da música, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças, as sonoridades dos diversos instrumentos. Na apresentação, cada personagem da história – o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, a pata, o gato e os caçadores – é representado por um instrumento diferente.