A vacinação contra a dengue, que começou na terça-feira (20), segue em Camaçari nos 42 postos de saúde da Sede e Costa do município. A Secretaria de Saúde informa que, conforme determinação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, serão vacinadas todas as crianças de 10 a 11 anos de idade.
Em seguida a idade será ampliada até crianças com 14 anos. Ao todo Camaçari recebeu 8.956 doses do imunizante contra a dengue para a primeira dose. A segunda dose da vacina deve ser aplicada três meses após a primeira.
O público total para vacinação somando crianças de 10 a 14 anos, em Camaçari, é de 13.516 crianças. Entretanto, neste primeiro momento, onde estão sendo vacinadas crianças de 10 a 11 anos, o público total é de aproximadas 8.700. No primeiro dia da campanha, foram vacinadas em Camaçari 192 crianças. “Acredito que gradativamente a adesão a vacina vá crescendo. Afinal, ela é mais uma forma de proteger as crianças contra as quatro sorologias da dengue. Além da vacinação nas unidades de saúde nossa equipe já está planejando ações em escolas e locais onde as crianças estão em maior concentração”, explica o secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan.
No ato da vacinação a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação, cartão de vacina, CPF ou Cartão Sus.
Não podem tomar a vacina:
• Quem está com dengue ou sintomas sugestivos da doença;
• Imunossuprimidos (baixa imunidade);
• Ser menor de 10 anos ou maior de 11 anos.
• Ter tido dengue há menos de 6 meses.
Situação da dengue em Camaçari
Somente em 2023 a Secretaria de Saúde, através dos agentes de combate às endemias visitou 483.414 imóveis onde eliminaram 443.112 focos do mosquito. Em 2024 já foram visitadas quase 40 mil residências. “Porém, mesmo com o trabalho dos agentes, o principal ator nesse combate somos nós que moramos nas residências. E esse combate pode ser feito por todos da casa das crianças aos adultos. Basta eliminar todos os locais que acumulem água à céu aberto”, enfatizou Elias Natan.
Em 2023, a Secretaria de Saúde registrou 1.537 casos suspeitos de dengue confirmando 663 casos e registrou um óbito confirmado para dengue. Neste ano de 2024 já foram notificados 90 casos sendo 14 confirmados.