O pugilista paulista Luiz Oliveira, o Bolinha, fez uma bela estreia com vitória no Torneio Pré Olímpico de Boxe, na cidade de Busto Arsizio (Itália), nesta segunda-feira (4).
Os vencedores da competição irão disputar a próxima etapa nos Jogos de Paris, serão quatro vagas.
Luiz Bolinha avançou à segunda rodada dos 57 quilos após derrotar por 4 a 1 o rival Munarbek Seiitbek Uulu, do Quirguistão.
O próximo desafio no ringue de boxe acontece na sexta (8) para enfrentar o israelense Vladislav Voroshilov. Ao todo, 28 atletas competem por quatro vagas nos 57 kg.
Outro pugilista que está se destacando no torneio é o capixaba Yuri Falcão (- 63 kg), bronze no Pan-Americano de Santiago (Chile), e o carioca Wanderson de Oliveira, o Shuga, bronze ano passado no Mundial de Boxe, em Tashkent (Uzbequistão).
Entre as mulheres, o destaque no torneio de boxe é para a brasiliense Viviane Pereira (75 kg). O Brasil já tem asseguradas 160 vagas nos Jogos de Paris, nove delas no boxe.
Leia Mais
O boxe brasileiro segue em destaque mundo a fora e em várias competições. No final do ano passado O boxeador Keno Marley foi classificado para as Olimpíadas de 2024, em Paris. O baiano conseguiu o feito de ser o primeiro atleta do boxe masculino a conseguir a tão sonhada vaga na disputa e nem subiu no ringue para isso.
Tudo porque o adversário dele, o canadense Bryan Colwell foi impedido de subir ao ringue devido a uma grave lesão.
“Essa luta foi uma situação atípica, ganhei sem lutar, porém lutei muito para chegar aqui nesse classificatório, treinei bastante, então estou feliz também. Se não fosse dessa forma seria no ringue”, declarou o atleta.
O baiano luta boxe na categoria até 92Kg. “Foi uma luta bem interessante contra um atleta já conhecido, mas eu vim muito bem preparado para este Pan e eu quero fazer mais uma final”, declarou o atleta baiano.