Com a chegada do novo lote de vacinas, a Secretaria da Saúde (Sesau) informou que a vacinação contra a dengue será retomada nesta segunda-feira (6), vacinando apenas crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos de idade, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). Para esse público-alvo, há um total de 21.606 pessoas no município.
Para receber a vacina é preciso estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, que devem apresentar cartão de vacinação, se tiver, e número do cartão SUS ou CPF da pessoa que receberá a imunização.
A vacinação acontece nas 42 unidades de saúde, distribuídas entre a sede e a costa do município. Durante a semana, a imunização ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h. Sendo que na Unidade de Saúde da Família (USF) da Gleba B, o atendimento também sucede aos sábados, das 8h30 às 18h30.
No momento da vacinação a equipe verificará quando foi a última vacina que a pessoa recebeu e se está dentro do prazo mínimo de intervalo para receber a da dengue. Para completar o esquema vacinal é necessário tomar duas doses da vacina. O intervalo entre a primeira e a segunda é de três meses.
Conhecida como Qdenga, a vacina da dengue não pode ser aplicada em pessoas que estão com a doença ou sintomas sugestivos; imunossuprimidas (que têm baixa imunidade); e que tenham tido dengue há menos de seis meses.
Leia mais:
Sobe para 59 número de mortes por dengue na Bahia
O número de mortes causadas pela dengue na Bahia chegou a 59. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na última sexta-feira (3).
Os novos casos foram registrados nos municípios Encruzilhada, Jacaraci e Vitória da Conquista. No Estado, Vitória da Conquista (13), Jacaraci (5), Feira de Santana (4) e Juazeiro (4) lideram os casos com óbito.
A Bahia tem a taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. O país já contabiliza mais de 2 mil óbitos por dengue em 2024.