Camaçari pode seguir os passos de outras cidades brasileiras que proibiram o uso e distribuição de sacos e sacolas plásticas não recicláveis pelos estabelecimentos comerciais do município de Camaçari. Essa é a intenção do Projeto de Lei Nº033/2024, que começou a tramitar na Casa Legislativa após leitura durante a 15ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (04).
De autoria do vereador Elias Natan (PSDB), o projeto também trata da obrigatoriedade de se utilizar as embalagens recicláveis conforme as especificações da ABNT. O proponente usou a tribuna para defender a ação, que é importante para garantir ações efetivas de proteção ao meio ambiente. O parlamentar citou estudos científicos que apontam que 5 trilhões de sacolas plásticas são produzidas por ano, e que cerca de 79% acabam não sendo reciclados e seguem prejudicando o meio ambiente e a vida marítima.
“Há décadas o mundo começou a perceber que é preciso preservar o meio ambiente. O uso das sacolas plásticas está na contramão disso, pois é altamente danosa para a natureza, levando até 200 anos para se decompor. Cerca de 70 países já banem o uso dessas sacolas plásticas e outras ações que podem fazer grande diferença para o nosso futuro. Esses produtos são lançados no meio ambiente e acabam chegando ao mar, impactando de maneira muito prejudicial para o meio ambiente. O número desse material que consegue ser reciclado é muito pequeno em relação às toneladas que são produzidas por ano”, reforçou.
Tantas coisas mais importantes para resolver na cidade e vocês se preocupando com o uso de sacolas plásticas no comércio as ruas da cidade todas esburacadas e ninguém se preocupa com isso
Tá bom. mas para isso, teria que estipular um prazo para que as empresas se adaptem ao novo processo de fabricação, mas também que haja incentivos principalmente financeiros por parte das prefeituras e governos, pois sabemos que essas mudanças geram custos elevados.
Tudo que o prefeito de salvador faz Elinaldo quer fazer. Com tanta coisa pra se fazer na cidade esse prefeito realmente é um vagabundo viu