Nesta terça (12), oito Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) e um Batalhão passaram a utilizar as Câmeras Corporais Operacionais (CCO) A 52ª CIPM de Lauro de Freitas foi uma das unidades que começaram a usar o equipamento de segurança individual.
As CCOs foram incorporadas nas unidades de Pernambués (1ª), Candeias (10ª), Itapuã (15ª), Boca do Rio (39ª), São Cristovão (49ª), na 1ª CIA do Batalhão da Polícia Rodoviária Federal e no 18º Batalhão da Polícia Militar do Centro História. Ao todo, foram empregados 602 dispositivos nestas CIPM.
A Secretaria de Segurança Pública informou que as câmeras corporais permitem a transparência na ação das Forças de Segurança. As CCOs são utilizadas apenas no serviço operacional pelo agente de segurança, sendo vedada a utilização para captar imagens e áudios de outros tipos.
Desde maio deste ano, a Polícia Militar está utilizando as câmeras corporais em agentes das unidades de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. Mais de mil equipamentos já estão em uso nos fardamentos dos policiais militares da Bahia.