O prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca (UB), foi denunciado ao Ministério Público na última quarta-feira (19), por improbidade administrativa e ilícito eleitoral. Segundo a indicação feita pelo presidente municipal do PSB, José Flávio Morais de Almeida, o gestor estaria usando do poder público e sua função para se promover.
Além de Bira, segundo o denunciante, as secretárias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rita Miranda, e de Obras, Samella Arine também estariam sendo beneficiadas em uma divulgação ‘exagerada’ nas comunicações oficiais da prefeitura, o que contraria o princípio de impessoalidade.
No pedido, é trazido exemplos como uma matéria feita pela assessoria de comunicação e publicada no site oficial da cidade com o título “Prefeito anuncia contratação de 500 servidores para reforço educacional”, o que faria Bira da Barraca ser o ator principal e não a prefeitura, segundo José Flávio.
Além disso, ele argumenta que diversas postagens no Instagram trazem como foco principal a imagem das duas secretárias citadas, o que pode configurar abuso de poder, principalmente ao se tratar das eleições municipais que se aproximam.
AO MP, o presidente do partido de oposição pede uma ação civil pública contra o prefeito e solicita investigações sobre o caso que pode configurar como propaganda eleitoral antecipada.