Com possibilidades e atrativos para a implantação de novos negócios, Camaçari é uma das melhores cidades da Bahia para a efetivação de investimentos. Nessa perspectiva, o prefeito Elinaldo Araújo recebeu nesta quinta-feira (4), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), a comitiva da Si&Mex (Siemex) Solutions GmbH, que vai se instalar na cidade.
A fábrica da empresa multinacional alemã, que é especializada em energia fotovoltaica e semicondutores, tem como proposta de geração de mais de 3 mil empregos diretos e investimentos avaliados em 2,1 bilhões de dólares (cerca de R$ 11,5 bilhões na cotação atual).
Na oportunidade, foi firmado o compromisso e reforçada a parceria com o município, bem como a tratativa para a composição e assinatura do protocolo de intenções e os próximos passos para as resoluções das documentações e licenciamentos para o início da construção das instalações da fábrica.
A Siemex possui uma subsidiária no Brasil, no estado de Minas Gerais, e uma vasta atuação no fornecimento de energia sustentável na China, nos Estados Unidos da América (EUA), em países da Europa e da África, dentre outros países da América Latina.
Elinaldo recepcionou os executivos da empresa e destacou que:
“muito me alegra esse olhar atencioso voltado para a nossa cidade. Com fé em Deus a instalação será um sucesso. A chegada dessa fábrica representa uma oportunidade única para a capacitação da mão de obra local, promovendo o desenvolvimento profissional e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Além de fortalecer a economia, estamos proporcionando oportunidades reais para nossos cidadãos”
De acordo com os executivos da empresa, o processo para a definição da melhor área destinada à instalação do empreendimento passou por uma seleção de 46 cidades. E, após as análises, ficaram apenas cinco municípios finalistas, sendo Camaçari a cidade escolhida.
O diretor executivo e fundador da Siemex do Brasil, Valdiney Domingos de Oliveira, explica o que motivou a decisão de fazer parte do rol de empresas que se instalaram em Camaçari.
“Entre as principais vantagens que encontramos aqui, está o ponto de vista logístico, a força e a vontade política do município e o suporte que foram preponderantes. Além disso, um dos principais motivadores é o Polo Industrial, onde tem vários insumos que utilizamos no nosso processo produtivo de beneficiamento de silício. Nesse montante como um todo, isso tornou a cidade uma área, significativamente, mais competitiva”, explicou.
Em tempo, o fundador da empresa ainda detalhou como funcionará o projeto na cidade, que resultará em um complexo estruturado em uma área no Polo Industrial de Camaçari. “O nosso complexo terá três fábricas em uma só. A ideia é produzir 12 milhões de módulos solares por ano. Essa quantidade é equivalente a 20% do que o Brasil já importa”, informou.
O secretário do Desenvolvimento Econômico da cidade (Sedec), Waldy Freitas, reforçou mais uma vez os trabalhos realizados pela pasta na busca ativa de empresas que têm o desejo de vir para Camaçari, bem como o incentivo para que empreendedores e empresários locais possam abrir o seu próprio negócio.
“Sem dúvidas é uma satisfação muito grande receber a Siemex, uma empresa que pensa no presente e num futuro a longo prazo. Enquanto município, estamos sempre de portas abertas para ouvir os empresários e oportunizar a instalação de novas indústrias como essa na cidade”, avaliou.
A chegada da Siemex a Camaçari não só impulsiona a economia local, como também trará um impacto significativo na geração de emprego e renda para os moradores da cidade e região.
Também participaram do encontro, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos, além de representantes da empresa GWS Holdings GmbH, do Banco Stadtsparkasse Burgdorf e demais executivos da Siemex.
Cara de pau esse prefeito.
Essa empresa só vem para Camaçari por causa do governo do estado…
Tem que comprar um nariz de Pinóquio para esse prefeito mentiroso…
Como qualquer político de esquerda e de direita
O cara não trouxe nenhuma empresa para o município em 8 anos. Agora que é ano de eleição,fica querendo tapiar a população com mentiras…
O povo não cai mais nas suas mentiras Elinaldo e Flávio Matos.
Infelizmente esse governo perdeu a credibilidade, deve trazer benefícios para a cúpula do próprio alcaide e para o município poluição e degradação ambiental.
Eu acredito que essa empresa venha para Camaçari,por acha aqui os incentivos que queria, e tenho certeza que essa gestão não tem nada a ver com essa decisão,,um prefeito como elinaldo e seus comandados,não tem força e inteligência para trazer uma grande empresa e com investimentos bilionário para cidade, ou essa notícia é uma grande fake.
Estamos em ano eleitoral, as mentiras rolam soltas.
Tudo isso graças ao governo do estado.
Se depender desse prefeito estamos perdidos…
Um prefeito que não sabe falar, só está bom para os puxa sacos, a cidade entregue as traças,buracos em todos os bairros,saúde está na UTI,a segurança da cidade pessima,escola municipal sem aula por falta de pagamento da internet, entre outros problemas.
Esse prefeito não tem vergonha de mentir.
Gasta milhões em propaganda eleitoral,
Ao invés de estar comprando remédios para a farmácia da casa do trabalho ,colocar guarda de trânsito nas sinaleiras para organizar o trânsito,tampar os buracos que estão por toda cidade,vê a situação da segurança da cidade. O estádio de futebol da cidade caindo é completamente abandonado…
Entre outros problemas que Camaçari tem.