A cerimônia de abertura das Paralimpíadas 2024 aconteceu nesta quarta-feira (28), contando com a participação de todas as delegações, incluindo o Brasil. A solenidade, que pela primeira vez aconteceu fora de um estádio, tomou a histórica avenida Champs-Élysées até a icônica Place de la Concorde, no coração da capital francesa.
O Brasil foi o 21º país a entrar no percurso de aproximadamente 2,5km preparado para o desfile dos atletas. Conduzidos pelos porta-bandeiras Gabriel Araújo, da natação, e Beth Gomes, do atletismo, os atletas brasileiros mostraram animação por todo o trajeto.
O nadador de 22 anos nasceu com focomelia, doença que impede a formação de braços e pernas. Ele é um dos 14 atletas do país que já podem disputar medalha nesta quinta (29), às 4h59 (de Brasília), participando das eliminatórias dos 100m costas da classe S2 (limitação físico-motora) e, se avançar, fará a final às 18h.
Nessa prova, ele ficou com a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, mas é o atual bicampeão mundial.
“Estou muito feliz e honrado. É um momento único e uma emoção muito grande. Sempre nos antecipamos às situações e já estava no meu planejamento participar da abertura, independentemente de nadar no dia seguinte ou não. E uma oportunidade como essa não tem como recusar. É um sonho estar vivendo tudo isso”, disse Gabriel.
O Brasil será representado em Paris por 280 atletas, sendo 255 com deficiência, de 20 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na primeira vez em que a cidade sedia o evento. É a maior delegação brasileira já anunciada para uma edição dos Jogos fora do Brasil.
Antes, a maior equipe nacional para uma disputa no exterior era de 259 convocados ao todo em Tóquio 2020. Já o recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente.
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terão transmissão ao vivo no canal do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) no Youtube.