Nesta terça-feira (10), 24 pessoas passaram mal e foram internadas após uma dedetização realizada na Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, no distrito Rancho Alegre, no município de Caravelas. Desse total, 21 alunos, um porteiro e dois monitores foram socorridos para uma unidade de saúde de Teixeira de Freitas.
De acordo com informações, o serviço, que acontece periodicamente no município, foi solicitado pela diretora para ser realizado na última sexta-feira (6), mas foi cancelado por causa do feriado de independência do Brasil no sábado (7). A dedetização só aconteceu na tarde desta segunda-feira (9), com a empresa responsável sinalizando que o espaço poderia ser utilizado após seis horas. Entretanto, no dia seguinte, um tempo maior do que o informado pela instituição, os alunos e funcionário começaram a passar mal.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, os alunos foram atendidos na Unidade Materno Infantil (UMI) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apresentando tontura, coceira no corpo, náuseas, dor nos membros inferiores e falta de ar. Todos eles foram atendidos e estão observação, com quadros de saúde estável. As aulas estão suspensas e a previsão de retorno é para quinta (12) ou sexta-feira (13) após uma limpeza na escola e vistoria pela Secretarias de Educação, Saúde e Vigilância Sanitária.