Na próxima segunda-feira (23), a Cidade do Saber será entregue, após passar por intervenções de requalificação que transformaram o complexo.
A cerimônia de reinauguração acontecerá às 16h, com a presença do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades, e será animada com apresentações artísticas, em um ato que antecede o aniversário de 266 anos de emancipação política de Camaçari.
As obras buscaram ofertar ambientes ainda mais acolhedores e confortáveis para alunos, pais, servidores e todos que frequentam o complexo, considerado um dos maiores centros de inclusão social da América Latina.
O equipamento, gerido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), já contribuiu para transformar a vida de inúmeras pessoas, especialmente através da oferta de cursos e oficinas para crianças, jovens e adultos.
O equipamento ainda abriga o Teatro Cidade do Saber (TCS), por onde já passaram inúmeras atrações nacionais, além de ser palco para os artistas locais mostrarem seus talentos.
O complexo também acomoda espaços que promovem ludicidade, atividades educativas e recreativas ao público infantil e infanto-juvenil, a exemplo do Museu UNICA – Universo da Criança e do Adolescente, um lugar ideal para os amantes da ciência; o Memorial do Polo; o Laboratório de Tecnologia de Camaçari (LABTEC); a brinquedoteca e o Castelo da Leitura; além do ginásio poliesportivo e a piscina semiolímpica.
Ao reabrir as portas à comunidade, ainda na próxima semana a Cidade do Saber iniciará o processo de matrícula para novas vagas em atividades culturais e esportivas, estas últimas promovidas através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).
O procedimento para inscrição e informações sobre as oficinas ofertadas serão divulgadas em breve.
Ao todo, foram mais 10 mil m² de área total construída a receber requalificação, adequação e recuperação. As intervenções, iniciadas em novembro de 2023, foram executadas através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). Entre os principais serviços realizados estão as construções de quiosque multiuso e de dois novos vestiários, sendo um masculino e um feminino, bem como a requalificação dos demais vestiários.
Também integraram a obra a reforma da piscina e do deck; novo bicicletário; edificação de muro; promoção de acessibilidade aos espaços; novo sistema de drenagem; requalificação geral dos sistemas elétricos e hidrosanitários; instalação de piso intertravado com guia de piso direcional; substituição de esquadrias; troca de revestimento; e substituição do forro.
Ainda foram feitas pintura geral interna e externa dos prédios; requalificações da estrutura do ginásio de esportes, de banheiros e do estacionamento interno; além de diversos serviços requalificadores no TCS, incluindo substituição de portas, luminárias e carpetes, e reforma das poltronas.