Ambiente cheio de vida e dinâmica. Assim pode ser descrita a Cidade do Saber (CDS), nesta quarta-feira (25), quando aconteceram as aulas inaugurais do equipamento, fazendo retornar o fluxo de alunos nos diversos espaços, que agora, após a requalificação do complexo, estão ainda mais estruturados e aconchegantes para recepcionar o público.
A Coordenação Pedagógica da CDS destaca que, mesmo com a suspensão das aulas no equipamento, enquanto as obras estavam em andamento, as atividades continuaram acontecendo nos espaços descentralizados.
Com a reabertura do complexo na segunda (23), as turmas foram novamente realocadas para o complexo, a exemplo das oficinas de teatro, danças contemporânea e de salão, que estavam sendo realizadas no Teatro Alberto Martins (TAM); ginástica da vida, taekwondo, judô e karatê, que aconteciam na sede da Banda Municipal de Camaçari (Bamuca); e futsal, que estava no campo da Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva “Dra. Eugênia”.
Professores, educandos e pais celebraram o retorno das atividades ao complexo, especialmente pela disposição de ambientes ainda mais qualificados. É o que destacou Elmo Ferreira, aluno de dança de salão. “Fiquei feliz pela estrutura bem adequada para que pudéssemos retomar a Cidade do Saber da melhor maneira“, afirmou o morador do Centro, que ainda elogiou as aulas, “por conta de problemas de saúde, ingressei em 2023 e tem me ajudado muito. As aulas são excelentes“, disse o caminhoneiro.
O professor de teatro Júnior Oliveira, comemorou, principalmente, pela construção do quiosque multiuso, que está entre os novos espaços da CDS.
“Além de servir para a realização das aulas em ambiente aberto e arejado, também serve de palco para futuras apresentações. A Cidade do Saber é uma referência na promoção da cultura, uma joia da cidade, e ter ela de volta, totalmente, requalificada, mais segura e com novos espaços, é muito bom“.
A aluna da oficina de teatro Rosemeyre Barros, também comemorou o retorno ao equipamento. “Faço a atividade há dois anos e acho maravilhoso. Ajuda na expressão facial e gestual, na dicção, estimula a memória, a cognição e a concentração, e, ainda, serve, como forma de autoconhecimento. E agora as aulas serão ainda melhores por termos este ótimo ambiente“, disse a psicopedagoga, que é residente do bairro Bela Vista (Inocoop).
Quem também tem aprovado o retorno das atividades são os pais dos educandos, a exemplo de Roseleide Souza, mãe de Arthur Souza, 9 anos, aluno de futsal. “Ele faz a modalidade aqui desde os 6 anos. Com as aulas acontecendo novamente na Cidade do Saber vai ser maravilhoso, porque tem uma estrutura muito boa e que, após a reforma, está ainda melhor. Ele estava ansioso para voltar“, contou a auxiliar de loja, moradora do Nova Vitória.
Para atender novos alunos, a Cidade do Saber abriu 800 vagas para as Oficinas de Primavera, com 14 atividades culturais e esportivas. As matrículas, iniciadas na terça (24), podem ser feitas até segunda-feira (30) ou até o preenchimento das vagas. O atendimento acontece das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, na Secretaria de Cursos da instituição.
Para efetivar a inscrição é necessário levar originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Para os menores de 18 anos, é preciso apresentar o atestado escolar, devendo a matrícula ser feita por um responsável legal, que deve, também, apresentar o RG.
As aulas das novas turmas estão previstas para serem iniciadas no dia 1º de outubro.