A rede social X/Twitter solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (25) um pedido oficial para que a suspensão seja anulada e que, assim, possa retomar as atividades no Brasil. Segundo Elon Musk, o dono da empresa, as exigências do ministro Alexandre de Moraes foram cumpridas recentemente.
A plataforma teve as atividades interrompidas em 29 de agosto, após desobedecer as ordens judiciais de retirada de conteúdos e contas, além de não ter nomeado um representante legal. Desde então, está inoperante no país, somente funcionando no último dia 18, de forma esporádica, mas logo caiu novamente.
A defesa do X alega ter entregue à Corte os documentações solicitados, como os originais das procurações que faltavam oficializando a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal; o pagamento dos R$ 18 milhões em multas por descumprimento das ordens judiciais; o bloqueio de nove contas de investigados ou acusados de terem cometido crimes.
Moraes ainda não se posicionou, no entanto, é esperado que a suspensão seja revertida a qualquer momento, fazendo com que o site volte a funcionar normalmente depois de obedecer as leis.