Um avião, tipo caça F-5M, da Força Área Brasileira (FAB) caiu nesta terça-feira (22) durante voo de treinamento. O acidente aconteceu em Parnamirim, cidade da Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, em uma zona de mata próximo a condomínios residenciais.
A assessoria da FAB afirmou que o piloto conseguiu se ejetar – ou seja, se lançou para fora do compartimento – e direcionou a aeronave para uma área desabitada. Logo depois, ele foi socorrido por equipes de salvamento da própria Aeronáutica.
O Corpo de Bombeiros do Estado foi acionado e enviou duas equipes de brigadistas para controlar o avanço do fogo após o impacto do avião ao solo, com o objetivo de evitar alastramento das chamas para regiões habitacionais. Por conta disso, a rodovia RN-013, precisou ser totalmente interditada após a queda.
Ainda de acordo com a Força Aérea, o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), “a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram“.