O presidente do Tribunal Reginal Eleitoral da Bahia, Abelardo da Matta, garantiu que não haverá atraso na apuração dos votos do segundo turno das eleições municipais, que acontece neste domingo (27). Segundo o desembargador, é esperado que o resultado seja revelado até às 19h.
“Até as 19h nós devemos saber quem vai ser o próximo prefeito de Camaçari. Tivemos apenas a troca de duas urnas em um total de 540, ou seja, o pleito está sendo um sucesso”, garantiu em entrevista coletiva.
A preocupação gira em torno do episódio ocorrido no primeiro turno, quando o município foi um dos últimos a apresentar o resultado. O caso aconteceu devido a falhas técnicas que atrasaram a apuração, o que não ocorreu neste domingo.
“Houve um problema técnico de algumas urnas, que são urnas de 2013, uma urna já com 11 anos de utilização e que essas urnas tiveram alguns problemas, que foram corrigidos durante a eleição, mas agora fizemos a opção de colocar urnas de 2020 e 2022, urnas que não trazem nenhum tipo de problema […] As urnas estão normais, sem nenhuma reclamação, o eleitor votando de forma rápida, de forma célere. Está sendo um sucesso e não acredito que vá trazer nenhum tipo de atraso para o encerramento às 17h”, explicou.
As duas urnas que apresentaram falhas estavam na zona eleitoral 170ª, na Escola Padre Paulo Tannucci, seção 172; e na zona 171ª, na Escola Municipal Helena Celestino Magalhães, seção 230, e foram substituídas ainda nas primeiras horas de votação.
Compra de votos
No local, o magistrado também negou as denúncias sobre compra de votos. “Não recebemos nenhuma notícia de compra de votos, estamos atuando de forma firme. A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal estão envidando todos os esforços para combater qualquer tipo de irregularidade na eleição de Camaçari”, pontuou.