Contrariando as expectativas políticas em Camaçari, o segundo turno realizado neste domingo (27) teve o índice de abstenção entre eleitores maior que o marcado na primeira etapa do pleito, no último dia 6. As informações foram divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disponibiliza os dados em tempo real à população.

Com a finalização da apuração feitas nas urnas na cidade, referendando a vitória de Luiz Caetano (PT) ao cargo, é possível constatar um aumento de ausências entre as duas votações promovidas. Entre os 205.965 camaçarienses que puderam votar em 2024, 38.073 se abstiveram de ir às urnas no primeiro turno, ou seja, 18,49% do eleitorado geral.

O que era para diminuir, acabou crescendo nesta decisão final à prefeitura. O TSE afirma que 40.418 pessoas, 19,67% do total, não quiseram votar em nenhum candidato ou até mesmo marcar em nulo/branco. Entre os dois domingos, houve o aumento de 2.345 eleitores que decidiram não ir aos colégios eleitorais de sede e costa.

A surpresa acontece pois, inicialmente, era associado este alto índice aos problemas registrados no primeiro turno, como longas filas de espera e até diversos problemas nas urnas eletrônicas enviadas ao município. Porém, a segunda votação foi marcada por tranquilidade dentro dos colégios, sem muitas ocorrências de falhas – e mesmo assim o número foi maior.

0 0 votos
Article Rating