A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizada neste domingo (10), a partir de 13h30, em todos os estados, mais o Distrito Federal, em 1753 municípios.
Neste primeiro dia de provas, os mais de 4 milhões de inscritos confirmados vão testar os conhecimentos em 90 questões objetivas de ciências da natureza (química, física e biologia), além de matemática.
Horários e fusos
A duração da prova será de 5h neste primeiro domingo do Enem 2024 e, no segundo dia, o término regular está agendado para 18h30. Para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada, será encerrada às 19h30.
Por fim, o candidato que usar o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá concluir a prova às 20h30.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento do cartão-resposta ou da folha de redação.
A abertura dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h. É proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões.
Documentação obrigatória
O acesso à sala de aplicação somente será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto válido, conforme previsto em edital.
A partir desta edição do Enem, não serão aceitos documentos de identificação descritos abaixo, nem boletim de ocorrência de órgãos policiais, em caso de perda ou roubo de documentos de identificação.
Candidatos brasileiros:
- Identidade expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas e conselhos de classes;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Documentos digitais com foto (CNH digital, e-Título, RG digital e Carteira de Identidade Nacional (CIN digital), apresentado nos respectivos aplicativos oficiais.
Candidato estrangeiro:
- Passaporte;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento provisório de Registro Nacional Migratório;
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por país membro ou associado ao Mercosul.
Documentos não aceitos:
- Cópias ou documentos válidos, mesmo que autenticados;
- Boletim de ocorrência policial;
- Carteira de estudante;
- Certificado de reservista;
- Certidões de nascimento e casamento;
- Título eleitoral;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani);
- Crachás e identidade funcional;
- Documentos digitais apresentados fora de seu aplicativo oficial;
- Documentos estrangeiros não listados em acordo com o Mercosul.
O que levar
Outro item obrigatório de levar é caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Qualquer outro material deve ser guardado em um envelope porta-objetos, lacrado e colocado abaixo da carteira de cada participante.
Os participantes só podem sair da sala após duas horas de aplicação. A ida aos banheiros é acompanhada por fiscais com detector de metais. Lanches são permitidos, mas poderão ser vistoriados pelos fiscais de sala.
Saiba as recomendações sobre materiais permitidos e quais itens são proibidos:
MATERIAIS OBRIGATÓRIOS
- Documento de identificação com foto válido (físico ou digital);
- Caneta fabricada em material transparente na tinta preta.
MATERIAL RECOMENDÁVEL
- Cartão de Confirmação da Inscrição (disponível na página do participante).
ITENS PERMITIDOS
- Alimentos e água em garrafa de material transparente;
- Celular, que deverá ser desligado ao entrar na sala de provas.
ITENS PROIBIDOS
- Óculos escuros, relógios e bonés ou similares;
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais impressos e anotações;
- Quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Armas brancas e de fogo;
- Outros materiais estranhos à realização da prova.
Declaração de Comparecimento
O participante que precisar comprovar sua presença no Enem 2024 deve acessar a Declaração de Comparecimento na mesma Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso, levado nos dias da prova e entregue ao aplicador na porta da sala do exame.
Haverá uma declaração para cada dia de aplicação. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a declaração já está disponível no site do Inep.