O bairro de Tancredo Neves, em Salvador, constantemente estampa as manchetes de jornais em casos de violência extrema e, desta vez, não é diferente. Pelo segundo dia consecutivo, moradores se veem em meio a uma guerra descontrolada entre facções, marcada por tiroteios entre a noite da última sexta-feira (10) e a madrugada deste sábado (11).
Por horas, criminosos trocaram tiros e aterrorizaram populares, que não conseguiram dormir. Diversas casas ficaram com as marcas das balas que atingiram as estruturas. Um artefato explosivo foi localizado pela polícia após o cessar dos disparos, sendo preciso acionar o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) para retirar o material.
A justificativa para a escalada da violência em Tancredo Neves segue sendo o mesmo: a briga entre duas facções rivais, que buscam o domínio total da região. Nas ruas, incontáveis munições espalhadas, demonstrando o resultado da grave crise de segurança pública que ali ocorre – e reflete em toda a capital baiana de alguma forma.
O policiamento foi reforçado no bairro, a fim de tentar conter o avanço da criminalidade – que aparentemente segue sem nenhum tipo de controle.