O crime ocorreu na última segunda-feira (1º), dentro de um consultório do Posto de Saúde de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil do município, uma médica cubana do Programa Mais Médicos foi estuprada dentro da unidade.
Um homem armado com uma faca entrou no posto e anunciou um assalto. No momento do crime só estavam no local a médica e outra funcionária. Não havia seguranças no local do crime.
A funcionária foi isolada numa sala, e a médica violentada no consultório. As duas também tiveram seus pertences roubados.
O Ministério da Saúde disse em nota “lamentar o ocorrido”, e que está providenciando a transferência da profissional para uma outra cidade até o fim da semana.
Além disso, afirmou também que a médica está recebendo apoio e que foram adotadas as medidas previstas no SUS para vítimas de violência sexual, com a medicação de emergência contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, além de testes para detectar alguma infecção.
Criado para levar médicos a regiões onde há carência de atendimentos, o programa tem enfrentado problemas em algumas cidades. Ao mesmo tempo em que ganhou apoio de parte da população, o Mais Médicos se manteve nos últimos três anos como alvo frequente de embates entre governos, movimentos de saúde e entidades médicas.