A Nokia informou nesta quarta-feira que apresentou queixas contra a Apple na Alemanha e nos Estados Unidos, alegando que os produtos da companhia infringiram várias patentes da empresa finlandesa. Os processos foram entregues nas Cortes Regionais de Düsseldorf, Mannheim e Munique, na Alemanha, e na Corte Distrital do Texas, nos Estados Unidos.
De acordo com a Nokia, o processo aborda 32 patentes, entre elas a tela, a interface do usuário, o software, a antena e a codificação de vídeo.
Em 2011, a Apple chegou a um acordo com a Nokia sobre uma licença que cobria parte do portfólio de patentes da última, mas a empresa finlandesa disse que a Apple negou ofertas subsequenciais de pagar pelas invenções patenteadas usadas em seus produtos.
“Depois de muitos anos de negociação tentando chegar a um acordo para cobrir o uso dessas patentes pela Apple, nós estamos agora tomando ações para defender nossos direitos”, afirmou o chefe de patentes da Nokia, Illkka Rahnasto.
A Nokia abandonou a produção de dispositivos móveis em 2014, quando vendeu o negócio para a Microsoft por 5,44 bilhões de euros, com o objetivo de focar em equipamentos de rede. Mesmo assim, as patentes da Nokia ainda estão presentes na tecnologia de muitos smartphones e tablets de hoje.
Há um ano, a Apple e a concorrente da Nokia, a Ericsson, colocaram um fim numa disputa de patentes, dizendo ter chegado a um acordo de licença global.
(Com Estadão Conteúdo)