Nesta quarta-feira (11), durante entrevista no programa BAHIA NO AR, comandado pelo radialista Roque Santos, a secretária de Educação, Neurilene Martins, falou sobre as principais demandas e as primeiras medidas que estão sendo adotas.
Neurilene destacou a importância de melhorar a merenda escolar, além de reforçar e qualificar a segurança nas escolas fazendo com que a educação em Camaçari avance. “O sucesso da gestão está na transparência e na participação de toda a comunidade, através dos professores, pais e alunos para que a educação efetivamente aconteça”, afirmou.
A secretária ainda disse que visitou três escolas da orla, onde conversou com a comunidade e ressaltou que a meta inicial para os cem primeiros dias de governo é conversar com todas as unidades do município. “Iniciamos nosso plano de trabalho caminhando em direção às escolas para saber da comunidade e funcionários quais são os anseios e demandas de cada escola, porque o coração da educação são as nossas escolas”, enfatizou.
Além das visitas técnicas, Neurelina também falou sobre a necessidade de melhorar a merenda escolar. “Pensar na merenda é pensar também na qualidade da merenda. A Prefeitura recebe o recurso para ser designado nesse segmento e será investido em uma merenda de qualidade para que possa chegar a todas as escolas”, disse.
O radialista Roque Santos questionou a secretária em relação à violência que acomete as escolas do Bahia e principalmente de Camaçari, indagando-a sobre qual a proposta de Neurelina para reverter essa situação. “Essa é uma preocupação constante, de violência social, e como não poderia ser diferente, ela resvala nas escolas. Um problema dessa ordem não pode ser abordado de modo isolado, estamos fazendo articulação junto com o prefeito [Antonio Elinaldo] e o governo do estado para discutir sobre o caso e achar uma solução”, afirmou a secretária.
A gestora defendeu também a realização de uma avaliação a acerca dos protocolos de seguranças. “Tem escolas que não tem vigilantes noturno e diurno, além da capacitação dos mesmos. E a cultura da paz dentro das escolas”, frisou.
A secretária ressaltou ainda a importância da participação da comunidade no que se diz respeito à educação. “Eu duvido que em Camaçari tenha uma pessoa que seja contra a educação. Não existe! O nosso compromisso com Camaçari é articular internamente com outras secretarias, com os governos estadual e federal, para termos um resultado positivo”, finalizou.