A campanha de vacinação contra a influenza sazonal (a gripe e suas variações) acontece em Camaçari, seguindo o calendário nacional do Ministério da Saúde, entre os dias 17 de abril e 26 de maio, em todos os postos de saúde. No período da campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde de Camaçari estarão realizando a vacinação, exceto as unidades do 2 de Julho, Parque Verde I, Cajazeiras de Abrantes e Coqueiro de Monte Gordo que realizarão estratégias diferenciadas para vacinar o público alvo da região.
De acordo com a Vigilância à Saúde, no período de 17 a 20 de abril, as unidades irão vacinar prioritariamente os profissionais de saúde, conforme orientação do Ministério. Contudo, caso cheguem pessoas dentro do público-alvo da campanha, essas também serão vacinadas.
No período de 24/04 a 26/05 toda a população-alvo deverá comparecer as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal para se vacinar munidos de documento de identidade. Os profissionais de saúde, educação e sistema prisional deverão levar documento comprobatório como crachá, contracheque ou outro documento que efetivamente comprove a atividade profissional. Portadores de doenças crônicas deverão levar relatório médico ou prescrição médica que contenha a especificação clínica que indique o motivo da vacinação.
Gestantes e puérperas (mulheres até o 45º dias pós-parto) deverão apresentar o cartão da gestante, a certidão de nascimento ou cartão da criança, conforme for o caso.
O público-alvo da campanha contra a influenza é:
Crianças com 06 meses a 04 anos 11 meses e 29 dias;
Gestantes: em qualquer idade gestacional;
Puérperas (até 45 dias após o parto)
Indivíduos portadores de comorbidades;
Pessoas com 60 anos e mais de idade;
Profissionais de Saúde;
Indígenas;
População privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional;
Professores da rede pública e privada.
No total a Secretaria de Saúde de Camaçari espera vacinar cerca de 53 mil pessoas que estão dentro do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde.