A Câmara Municipal realizou, nesta segunda-feira (12), uma Audiência Pública para Prestação de Contas do trabalho realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) no primeiro quadrimestre de 2017.
A iniciativa partiu dos vereadores que formam a Mesa Diretora da Casa Legislativa, Oziel (PSDB), Zé do Pão (PTB), Gilvan Souza (PR) e Bispo Jair (PRB). A audiência contou com a participação da secretária de Educação, Neurilene Martins; do secretário de Administração, Reginaldo Paiva; e do secretário da Fazenda, Renato Almeida.
Os gestores das pastas apresentaram os dados referentes ao orçamento do município para a educação e as ações realizadas até o momento. “Não poderíamos encerrar o semestre sem prestar contas à comunidade, sem dizer o que fizemos, como fizemos e como foi investido o recurso público”, iniciou a secretária. Neurilene disse, ainda, que a audiência foi solicitada com o intuito de buscar uma saída que contemplasse aos professores sem prejudicar as finanças do município. Na ocasião, também foram apresentadas as ações planejadas para o segundo semestre na área da educação.
O público também participou, fazendo perguntas aos palestrantes e apresentando algumas deficiências encontradas nas unidades escolares. A audiência, ainda, foi marcada pela manifestação de professores da rede pública municipal de Camaçari que, nos últimos dias, têm realizado paralisações, cobrando reajuste salarial, entre outras reivindicações. Os pais de alunos da rede municipal também se manifestaram e mostraram preocupação quanto aos dias de aulas perdidos por causa das paralisações.
“No dia 5, estaremos firmes na mesa. E, se não vier proposta de reajuste, nós vamos partir para uma greve”, finalizou Jorge Freitas, presidente do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec).