Foi com muito entusiasmo que aproximadamente 600 estudantes participaram da Solenidade de Formatura da turma 2018.2 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira, 10, no Teatro Cidade do Saber. O programa atendeu crianças dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de cindo escolas da Costa de Camaçari – três municipais e duas particulares.
Esta é a 25ª turma de formação em Camaçari. Com duração de cinco meses, as aulas foram ministradas por policiais militares da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Vila de Abrantes. O objetivo é oferecer atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas licitas e ilícitas e à violência, bem como estabelecer uma relação de confiança entre a Policia Militar, o cidadão e a família. Entre as ações do Proerd, estão palestras, atividades lúdicas e noções sobre cidadania.
Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito José Tude destacou a importância do PROERD para os jovens do município. “Mais uma turma de crianças e adolescente se formam. Desta vez, são 600 estudantes preparados para dizer não às drogas e à violência e, sobretudo, para multiplicar os conhecimentos adquiridos. Sabemos que o planejamento e a prevenção são o caminho para a construção de um mundo melhor para se viver”, enfatizou.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou da parceria de sucesso entre o PROERD e a prefeitura, que, segundo ela, possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico. “A filosofia do programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção. Pode-se afirmar, ainda, que o programa tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças”, concluiu a titular da pasta.
Para o major Antônio Jorge de Oliveira Paraíso, comandante da 59ª CIPM, o PROERD consiste num esforço cooperativo da PM, escola e família, com a finalidade de preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. “Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o programa também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção”, destacou.
Como parte da formação, os alunos participaram de um concurso de redação expressando o que aprenderam. Com o tema “Resistindo às drogas e à violência”, as cinco melhores produções foram premiadas com bicicletas. Os estudantes contemplados e as respectivas escolas são: Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza (Arembepe), Islana Ferreira dos Santos, 5º ano; Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo (Vila de Abrantes), Tais da Silva Santos, 5º ano; Centro Educacional Marquês de Abrantes (Vila de Abrantes), Henry Alves de Souza, 6º ano; Centro Educacional Antônio Figueiredo (Arembepe), Laura Souza Bonfim, 5º ano; e Escola Educacional Donoso Coelho (Arempebe), Michaeli de Jesus Alves, 5º ano.
Em Camaçari, o PROERD já atendeu mais de seis mil crianças, ao longo dos 11 anos de atuação. O programa, criado nos Estados Unidos, é de atuação internacional, está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil, chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os estados brasileiros.
Além dos pais e responsáveis pelos alunos, ainda estiveram presentes na solenidade representantes das escolas participantes e o vereador Vaninho Lima, membro da comissão de Educação e Assistência Social da Câmara de Vereadores.