Após encerrar as atividades na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e, com isso, interromper a atuação no ramo de caminhões, em fevereiro deste ano, a Ford Brasil anunciou, nesta segunda-feira (8), a abertura do Plano de Demissão Voluntária (PDV) para funcionários da fábrica de Camaçari.

Segundo comunicado da empresa, a proposta tem validade para funcionários operacionais da fábrica, entre 8 e 26 de abril, com o intuito de “adequar o excedente da força de trabalho à atual demanda de mercado”. 

Além disso, após o fechamento do espaço de São Bernardo do Campo, Camaçari, que emprega quase 8 mil funcionários diretos e 77 mil indiretos, se transformou na principal fábrica da marca na América do Sul. De acordo com a Ford Brasil, “ainda não é possível estipular quantos empregados vão aderir ao plano”.

O PDV já era esperado pelos funcionários da montadora de Camaçari, principalmente após o indicativo de greve dos trabalhadores do setor, em março deste ano. A desistência se deu após acordo com a Ford Brasil.

A informação também não foi recebida como novidade pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim. “Esse é um direito das empresas por constar na legislação. Esse assunto foi discutido em assembleia”, lembrou Júlio em contato com o Bahia No Ar..

PDV
O Plano de Demissão Voluntária é um instrumento legal para a redução do quadro de funcionários de uma empresa, sendo esta uma forma menos traumática e que proporciona vantagens a ambos os lados: empregado e empregador.

Para o funcionário, os benefícios do PDV envolvem o recebimento das verbas legais de rescisão, incluindo multa de 40% do FGTS, além de indenização adicional com limite de R$ 35 mil. O plano médico do empregado é mantido até o final do mês de desligamento.

0 0 votos
Article Rating