Um mandado de reintegração de posse foi cumprido na manhã desta segunda-feira, 1º, no distrito de Barra de Pojuca, na orla de Camaçari.
O local em questão, que era habitado por cerca de 300 famílias de forma irregular se trata de uma Área de Preservação Permanente (APP). Em cumprimento a determinação judicial, participaram da operação, um oficial de Justiça, equipes da Força Tarefa do município, Defesa Civil, Juizado de Menor, Conselho Tutelar, 140 policiais militares, além do Batalhão de Choque.
Em entrevista durante o programa da Rádio Sucesso (93,1) apresentado pelo radialista Roque Santos, o coordenador da Força Tarefa, José Carlos Souza, destacou o dever do município em cumprir a decisão da Justiça. “O povo tem que entender que em área de APP não se pode construir nada e o governo municipal está atendendo a determinação judicial, a ordem da Justiça tem que se cumprida”, disse. Souza, explicou também, que as famílias retiradas, assim como seus pertences seriam encaminhadas para um local onde a situação de cada uma será analisada.
Apesar do clima de tensão, a operação procedeu sem maiores conflitos conforme afirmou o Major da Polícia Militar, Daniel. “ O diálogo foi muito positivo, a prefeitura está dando todo suporte,estamos aqui só pra fazer cumprir a ordem judicial, com tranquilidade e paz”, falou. Além da retirada dos moradores, os imóveis que estiverem dentro da área da APP serão demolidos.
Por Maíra Lima