Além de conversar com o prefeito Elinaldo Araújo (DEM), durante uma visita na praia de Itacimirim, nesta quarta-feira (23) para averiguar a atual situação das manchas de óleo na Costa de Camaçari, o BNA também ouviu o comandante do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (10º GBM), de Camaçari, Lanusse Araújo.
De acordo com o comandante, “o Corpo de Bombeiros está trabalhando todos os dias nessa operação, com 85 bombeiros em todo o Litoral Norte, da orla que começa em Lauro de Freitas e vai até a divisa com Sergipe, que é Jandaíra”, afirma.
O prefeito Elinaldo assegurou que a atual situação no litoral camaçariense é “estável”. Na avaliação do comandante Lanusse, as praias estão “tranquilas”.
“Especificamente as praias de Camaçari e Lauro de Freitas já estão bastante limpas, estão tranquilas. Estamos monitorando diariamente, retirando possíveis pelotas de óleo que chegam ainda nas praias, em menor quantidade”, diz.
Segundo Lanusse, o “trabalho árduo” está destinado às orlas de Imbassaí (Mata de São João), Subaúma e Porto do Sauípe (Entre Rios), bem como nas praias afetadas no município de Conde. “Estamos botando base nessas praias que são mais ao Norte do Litoral; são áreas mais críticas que estamos tendo algumas dificuldades, mas a maioria das praias estão limpas, estamos fazendo limpeza e monitoramento permanente”, completa.
Questionado sobre as pessoas que desejam se tornar voluntárias, o comandante Lanusse alerta: “a gente orienta que os voluntários busquem o Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil do município de Camaçari, para trabalhar em apoio com a gente porque tem que ter EPIs, botas, luvas de PVC, tem que ter big bags [sacolas de material resistente para resíduos] para armazenar esse óleo. Não é só vir trabalhar de forma voluntária, tem que estar devidamente equipado para não se contaminar e também não contaminar o meio ambiente”, finalizou.